Design                                     Ódós




Rabiscos,

assim descrevo este trabalho, fruto de inúmeras horas aos pés de rascunhos e programa gráfico, que ao longo do trabalho resultaram em muitas facetas e nas atuais imagens usadas.

Composto não apenas de uma ideia, mais de um conjunto de ações e pré-disposições, Ódós, conciliou a liberdade, novas abordagens e a visão externa sobre o trabalho, para um projeto mais satisfatório.

Distribuídos em duas etapas - Peças e Embalagem, o projeto discorreu por seu valores buscando dar a cada fase uma identidade própria dentro das categorias pertencentes, mas ao mesmo tempo não ser monótono, desconexo ao tema central proposto.

Peças 

Tendo a inspiração de alguns jogos internacionais, Ódós vem dispor em qualidade e na expressividade de suas peças, que ao todo 210 obras, que vieram a serem trabalhadas e avaliadas individualmente, por categoria e pelo aplicação no jogo.

Todo esse conjunto distribuídos pelas categorias listadas abaixo, sendo algumas de maiores valores, visibilidades e outras de maiores  atenções, como no desenvolvimento da categoria Tabuleiros, que requerem maior tempo gasto para o seu desenvolvimento, cerca de 8 a 10 hs. cada tema (4 partes). Algumas por suas dimensões e suas composições artísticas e de adequações que lhe cabiam, se estenderam além do esperado.

As peças jogadores e dados, que nesse modelo foram desenvolvidos com o mesmo material usado no jogo, requereram experimentos contínuos e aperfeiçoamentos para a obtenção da resposta esperada.  No caso das peças para jogadores, foram trabalhadas tanto usabilidade, dimensões, como estética interna e externa.

Destaque cabe ao manual de regras, que buscou  unir a praticidade a beleza, e a cada parte integrante do jogo que desprenderam criatividade e inspiração impar.

Embalagens

Seguindo a linha proposta pelo jogo, cada peça criada teve sua participação no desenvolvimento da Embalagem, colaborando para que em sua maior vitrine, a caixa, pudesse traduzir o sentido do jogo, envolver e inspirar

Para que pudéssemos atender cada etapa, subdivididas em partes internas e externas, algumas matrizes foram criadas para servirem de âncoras ou subsídios, permitindo intercalar os conceito individuais. isso pode atestado, na preocupação de cada detalhe, mesmo as peças de menor visibilidade - as caixas interna, ou a base da caixa.

Um modelo que requereu, não apenas arte, mas também a aplicação de alguns conceito de geometria é a
caixa Moedas. Sendo o seu uso para acomodarem 320 moedas, dados e peças, elas requereram grande atenção, tendo sido refeitas algumas vezes, até a condição apropriada, que veio cair duas caixas, para melhor acomodação. Fizeram parte desse processo a subdivisões para acomodarem moedas, peças jogadores e dados.

Atentando para a caixa em si, é possível perceber um de seus diferenciais, a distribuição das peças de jogo externamente e não como nos modelos tradicionais. Este conceito foi um dos alicerces adotados ainda no processo de formação da ideia base do jogo.


Desenvolvimento do projeto
Ideia  Propósito  Etapas  Design  Tempo empregado